Desenvolvimento Comunitário é o conjunto de práticas criadas com o objetivo de fortalecer e tornar mais efetiva a vida em comunidade, melhorar as condições locais, principalmente para aqueles que se encontram em situações de desvantagem social. Confira abaixo o artigo do técnico de Assistência do Sesc em Curitibanos, José Greison da Silva Rocha, sobre as ações desenvolvidas no Sesc Curitibanos.
Desenvolvimento Comunitário: União de esforços
Para executar os projetos de Desenvolvimento Comunitário do Sesc é preciso, antes de tudo, um período de análise da história e dinâmica social existente no território em questão. Tais projetos tiveram o início de sua implementação juntamente com a instalação da Unidade Sesc Curitibanos em 2017.
Desde então tem-se realizado um trabalho intenso de contato com lideranças comunitárias, sejam elas políticas, religiosas, artísticas ou juvenis. Através destes contatos encontram-se os elementos necessários para se conhecer a realidade local e as problemáticas que podem ser amenizadas ou sanadas com os projetos.
É preciso também conhecer o histórico de iniciativas de atividades sociais, sejam elas na forma de política pública ou de iniciativas de instituições privadas. É com estes atores que se firmam as parcerias e trocas de saberes. Ao se propor uma atividade, seja ela uma campanha ou evento, é preciso ter muita cautela, para não chocar com atividades que já estejam estabelecidas na comunidade.
No município de Curitibanos existem atividades que tem o mesmo propósito dos projetos “Sesc Cidadão do Bem” e da “Campanha do Agasalho”. Neste tipo de atividade não pode haver concorrência e o diálogo tem de ser aberto para formar parcerias em benefício da população atendida.
O técnico de Assistência do Sesc, Greison Rocha, afirma que “é necessário fazer uma avaliação crítica e ter bom senso com as atividades sociais já existentes no município. Através destas duas posições é possível firmar as parcerias e obter sucesso nas metas dos projetos”.
Este sucesso se constata, por exemplo, nos resultados alcançados nas edições da Campanha do Agasalho do Sesc, sendo que a cada edição houve um crescente número de doações e por consequência de pessoas atendidas, que no município de Curitibanos já contemplou cerca de 4 mil pessoas. O projeto “Parcerias para a Cidadania” também já foi responsável por apoiar oito instituições sociais com o desenvolvimento de oficinas e palestras, além de dar embasamento para a reorganização das políticas públicas de atendimento à criança e ao adolescente bem como as políticas de cultura.
O desenvolvimento comunitário se dá justamente com esta aproximação e união com os órgãos públicos, instituições sociais e grupos da comunidade. Todos juntos, compartilhando metodologias e alcançando ótimos resultados.
Colaboração: José Greison da Silva Rocha, técnico de Assistência do Sesc em Curitibanos.
[Artigo] Desenvolvimento Comunitário: União de esforços
28/03/2019 - Atualizado em 28/03/2019 - 206 visualizações
0 Comentários